O vereador Wanderley Paulo e a secretária adjunta de Assistência Social, Rejane Reis, reuniram-se com representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para discutir a implementação de políticas públicas de segurança alimentar, com foco em hortas comunitárias e agricultura urbana. O diálogo ocorre em um momento de forte expansão de programas federais nessa área.
Um dos principais temas do encontro foi a inclusão do município no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa que compra alimentos da agricultura familiar e os destina a pessoas em situação de vulnerabilidade . A reunião também debateu a futura implantação de um restaurante popular, equipamento público que oferece refeições saudáveis a preços acessíveis .
"Essas reuniões abrem caminho para que o município acesse recursos e know-how para desenvolver projetos próprios", avaliou Wanderley Paulo. Conforme sinalizado, um dos próximos passos para viabilizar as iniciativas seria a apresentação de emendas parlamentares ao orçamento para garantir os recursos necessários .
As propostas discutidas na reunião estão alinhadas com programas nacionais recentemente fortalecidos como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) , o Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana,
O Restaurante Popular e Cozinha Solidária , as duas últimas alinhadas a secretaria municipal da mulher e da família.