O Vereador Mauricio Gomes (PSB), esteve representando a Câmara de vereadores na manhã da ultima quinta-feira (16), em visita ao centro de ressocialização do munícipio de Lucas do Rio Verde. Juntamente com o vereador estavam os secretários de obras e das cidades, Pedrinho Gilmar, Leonardo Zanchetta e o presidente do conselho municipal de segurança Sebastião Andrade. Representando o projeto Renascer de Sorriso, estava Rejane Reis.

Logo pela manhã, o Prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti recepcionou a comitiva, que logo em seguida esteve visitando o complexo municipal industrial de produção de artefatos de cimento vida nova, que fica em anexo ao presídio. O projeto teve inicio no ano de 2014, o objetivo é ocupar os presos, com atividades sócio-educativas e profissionalizantes, que permitam uma futura reinserção social. Aproximadamente 200 homens cumprem pena na Cadeia Pública do município, boa parte dos reeducandos trabalham na produção de blocos de concreto utilizados nas calçadas (pavers), blocos estruturais e tubos para drenagem de esgotos sanitários que são utilizados nas obras públicas.

O projeto é desenvolvido pela Fundação Nova Chance da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/MT) e a Prefeitura do município. Com apoio do Poder Judiciário, Ministério Público, da iniciativa privada, do Conselho de Segurança da Comunidade. Cerca de 99% dos reeducandos que passam pelo projeto, quando saem do centro de ressocialização, estes já não possuem novos reincidentes.

No projeto, os reeducandos que trabalham na fabricação dos artefatos, todos recebem salários e redução na pena. Os salários são depositados em conta, e ao cumprimento da pena o reeducando tem um valor disponível para dar assistência a sua família.

Visando o sucesso deste projeto desenvolvido no município de Lucas do Rio Verde, o vereador Mauricio Gomes, encaminhou em fevereiro a indicação Nº37/2017, para implantação de uma fábrica municipal de artefatos de cimento, para utilizar a mão de obra dos reeducandos do presídio municipal e dos dependentes químicos em tratamento compulsório, no município de Sorriso.

Durante o dia, o vereador ainda visitou o centro socioeducativo para menores que atende 32 adolescentes em conflitos com a lei, e durante a tarde a visita foi ao restaurante do trabalhador.