Na última Sessão Ordinária (18), o vereador Iago Mella (PODEMOS) solicitou ao Executivo através da indicação 1145/2021, a aquisição de um aparelho Desfibrilador Externo Automático (DEA), para a UBS XXVI Vereador João Carlos Zimermann, localizado no Bairro Mário Raiter.

Na oportunidade, o vereador explicou a importância de adquirir tal aparelho e explica que inclusive é uma solicitação dos profissionais da unidade de saúde. “ O desfibrilador Externo Automático, é um equipamento portátil destinado a reverter parada cardiorrespiratória através da detecção automática de ritmos chocáveis (fibrilação ventricular e taquicardia ventricular) e aplicação de pulso de desfibrilação bifásico”.

Para o parlamentar a função do DEA, desfibrilador automático externo (DEA), é identificar arritmias e uma possível parada cardiorrespiratória. A função do DEA é identificar o ritmo cardíaco "FV" ou fibrilação ventricular, presente em 90% das paradas cardíacas. O DEA efetua a leitura automática do ritmo cardíaco através de pás adesivas no tórax e em caso de parada cardiorrespiratória o DEA tem de ser aplicado de imediato, não havendo tempo para chamar um serviço de emergência. O DEA foi desenvolvido para atuar de forma independente e inteligente, aplicando o choque apenas se for estritamente necessário”, pontuou.

Iago Mella justificou que a proposta para colocar desfibrilador nessa UBS se faz necessária pela distância do bairro com a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, e afirmou que “tal iniciativa pode salvar muitas vidas”.