O vereador Mauricio Gomes participou na manhã desta terça-feira (14) da reunião entre o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e os secretários municipais Hilton Polesello (Governo) e Estevam Calvo (Administração) que discutiu a implantação do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias.
Com a promulgação pelo Congresso Nacional da Emenda Constitucional 120, que trata da política remuneratória e da valorização desses profissionais, o valor previsto do piso salarial nacional é de dois salários mínimos (equivalente hoje a R$ 2.424) para essa categoria, pago pelo Governo Federal.
Durante a reunião, foi pedido aos representantes do Poder Executivo a adequação dessa emenda à Constituição para o pagamento do novo piso, bem como o adicional de insalubridade.
Estevam adiantou que dentro de 30 dias será feito um estudo sobre esse pedido de adequação. “Os agentes prestam serviços importantes e essenciais à população, pois são os profissionais que atuam diretamente com ações de prevenção de doenças e promoção de saúde, muitas vezes, sem as devidas condições. Esse piso salarial é uma forma valorizar uma profissão fundamental para o funcionamento do Sus”, finalizou Mauricio, que no mês passado apresentou requerimento sugerindo ao Poder Executivo essa análise sobre o assunto.