Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O vereador Celso Kozak (PSDB) está sugerindo que a Administração Municipal construa um Centro Municipal de Educação Infantil – Cemeis, no Bairro Santa Mônica.
Conforme o parlamentar, as famílias desta região não contam com uma estrutura educacional para acolher seus filhos, obrigando pais a encaminharem as crianças para locais distantes. Ele ressalta que a construção de um Cemeis neste bairro poderá atender também crianças dos bairros adjacentes, como Portal Kaiabi, Jardim Califórnia e Jardim Alvorada.
“Este é um pedido dos moradores do Santa Mônica, que não têm um Cemeis para deixar seus filhos para trabalhar, tendo que deixá-los sob os cuidados de outras pessoas e, muitas vezes, tendo que pagar cuidadora”, frisa Kozak.
A propositura será encaminhada ao prefeito Ari Lafin, com cópia à Secretaria Municipal de Educação.