O vereador Devanil Barbosa (Patriota) é o autor da Indicação 440/23 que pede ao Poder Executivo a sistematização de cotas autorizadas para realização de exames de apoio nas unidades básicas de saúde. Isso significa que os próprios médicos dessas unidades poderão pedir exames de ultrassonografia, endoscopia e radiológicos, por exemplo, e o paciente sairá da unidade de saúde com a data do exame marcado.
“Com essa medida, ao mesmo tempo em que se amplia o acesso à população aos exames com a redução da espera, estaremos proporcionando maior autonomia para os profissionais médicos em sua tomada de decisão”, define o parlamentar.
Devanil acrescenta que essa sistemática – ao dar um maior suporte aos médicos na condução do tratamento do paciente ao promover agilidade no diagnóstico e a detecção precoce das agravos e doenças – irá melhorar a qualidade assistencial à população”, finaliza.
A indicação – subscrita pelos demais vereadores – será encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento e ao Conselho Municipal de Saúde.