O vereador Marlon Zanella (PMDB) recebeu nesta segunda-feira (9.9), em seu gabinete, a visita do secretário municipal de Saúde, Marciano José Cé.

Um dos assuntos do encontro foi o início das obras de reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) do distrito de Boa Esperança, distante 140 km da sede do município.

Segundo o parlamentar, em junho passado, o prefeito Rossato se comprometeu em aplicar na obra o recurso repassado pela Câmara de Sorriso ao Executivo Municipal. “Como já faz mais de dois meses, os moradores nos cobram informações sobre a reforma”, disse.

Conforme o secretário, a expectativa é de que o processo de licitação da obra ocorra dentro de 60 dias. “O projeto inicial de reforma e ampliação da USF está sendo reestruturado pelo departamento de engenharia para se adequar às normas do SUS”, explicou.

De acordo com Marciano, como a unidade de saúde atende urgência e emergência, seu funcionamento é diferenciado dos demais postos de saúde. “Com os investimentos que serão feitos, a USF contará com novas salas para pronto atendimento e para agentes de saúde, por exemplo”, informou.

Na ocasião, Zanella sugeriu ao secretário que a coleta de material para exames clínicos e a disponibilização de um local para o procedimento sejam de responsabilidade do laboratório.

O vereador também pediu a contratação de mais servidores para a USF, a aquisição de um aparelho de Raio X para a odontologia e a retomada das cirurgias ginecológicas.

O secretário anotou os pedidos se comprometendo em tentar viabilizar as reivindicações. Quanto às cirurgias, Marciano adiantou que a Prefeitura deverá encaminhar projeto de lei pedindo autorização da Câmara para custear os gastos.

O atendimento ao público realizado pelos servidores da Saúde também foi tema da reunião. Zanella quis saber se o secretário estava acompanhando a atuação dos funcionários objetivando o aperfeiçoamento na qualidade do serviço prestado.

MUTIRÃO DE LIMPEZA – Com o início do período chuvoso, o vereador disse que está preocupado com a proliferação do mosquito da dengue. Por isso, apontou a necessidade de se realizar ações de limpeza tanto na cidade como nos distritos.