O vereador Claudio Oliveira (PR) participou na manhã de hoje (11.06), no Ministério Público Estadual, de uma reunião com o promotor de justiça, Rodrigo Fonseca Costa, e com o gerente do Procon, Helio Blocker.

O parlamentar pediu ao MP uma investigação nos valores abusivos nas contas de água. No encontro, o promotor informou já ter instaurado um inquérito civil que investiga possíveis irregularidades no fornecimento. "Pedi ao vereador Claudio que providencie uma perícia para comprovarmos se há ar na rede de abastecimento", explicou. 

De acordo com Claudio Oliveira, o prefeito Dilceu Rossato  já autorizou a contratação de uma empresa para fazer a aferição. "Não queremos que a população pague esses valores abusivos, mas sim que a empresa certificada faça a aferição em loco e em toda a rede", adiantou.

Dados do Procon apontam que no mês de maio, 79 pessoas registraram queixa contra a empresa Águas de Sorriso, responsável pelo abastecimento. 

A concessionária de água no Município realizou a instalação, nos últimos meses, de nove mil novos medidores de consumo.

Segundo a empresa, as trocas se devem ao desgaste natural dos medidores pelo tempo, que não refletem o real consumo de água.Porém, após a troca dos hidrômetros em algumas residências, o Procon e a Câmara vêm recebendo inúmeras reclamações de moradores sobre o excessivo reajuste nas faturas de água. A demanda foi apresentada a concessionária e solicitada uma verificação nos hidrômetros novos, para identificar se há problemas que estejam ocasionando o aumento nas taxas.

Aleatoriamente, a empresa escolheu cinco consumidores, que tiveram seus hidrômetros encaminhados para perícia técnica do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) em Cuiabá.

Dos cinco equipamentos, dois foram reprovados por medirem a menos.