O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, com uma produção atual de quase 41,5 milhões de toneladas, ficando atrás somente da China e Índia, respectivamente. Também é o terceiro maior mercado de consumo de frutas frescas do planeta, com estimativas em 2014 por volta de 18 milhões de toneladas, atrás novamente das mesmas nações.

Em torno de 53% das frutas são destinadas ao mercado “in natura” e 47% à agroindustrialização para produção de sucos, polpas, compotas, entre outras. No entanto, mesmo com um cenário promissor e em franco crescimento, a fruticultura nacional enfrenta gargalos como qualquer outro segmento do agronegócio do País, mas principalmente em relação à distância que ainda separa o agricultor do consumidor final.

Devido a esses números expressivos o vereador Mauricio Gomes (PSB) apresentou na 13ª Sessão Ordinária a indicação sob nº 287/2018 sugerindo que a administração municipal a necessidade de incentivos à produção de frutas in natura e de produtos derivados.

Gomes explicou que devemos unir a classe produtora por meio de associações e cooperativas. “O pequeno fruticultor não consegue resolver tudo sozinho, devido aos custos para se agregar valor à produção, já que isto demandaria estrutura, certificação de produtos, etc., o que na verdade não é barato, também enfrentam problemas  com a falta de mão de obra e de assistência técnica especializada, além da carência de pesquisas na área, temos a necessidade de  ampliar a produção e o processamento de frutas em Sorriso e devemos criar programas de incentivos ao agricultor familiar para o cultivo e processamento de frutas”, informou.