O vereador Iago Mella (Podemos) apresentou o requerimento Nº 94/2021, solicitando que Mauro Mendes, Governador do Estado de Mato Grosso reconheça as atividades religiosas como essenciais. O atual decreto proíbe o funcionamento dos templos religiosos permitindo apenas o que for considerado essencial e as Igrejas não estão inclusas nesse rol. O texto apresentado pelo vereador prevê que todos os tipos de atividades religiosas, dentro e fora dos respectivos templos, sejam consideradas essenciais e deverão ser mantidas “mesmo em tempos de crises oriundas de moléstias contagiosas ou catástrofes naturais”, como é o caso da pandemia causada pelo novo coronavírus.

A matéria estabelece que as instituições deverão cumprir à risca todos os protocolos de biossegurança recomendados pela Organização Mundial da Saúde, previstos no decreto expedido pelo Poder Executivo.

“O apoio oferecido pela igreja em tempos de críticos como o que estamos passando é extremamente importante para fortalecer as pessoas. O cuidado com a saúde é indiscutível, mas também é preciso cuidar da mente, da alma e do espírito, e isso acontece nas igrejas”, justificou o vereador.

“Independentemente da denominação ou da religião, as pessoas precisam de apoio emocional”, concluiu Iago Mella. A matéria foi apresentada no Plenário da Câmara Municipal e segue agora para a apreciação do Governo do Estado.