Para intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus - o Governo de Mato Grosso anunciou, em janeiro passado, a disponibilização de um incentivo financeiro estadual para os Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e para os Agentes de Combate às Endemias (ACE) na quantia de R$ 200 por agente. O valor é uma bonificação e visa estimular e intensificar o desenvolvimento das ações voltadas para o enfrentamento do mosquito Aedes aegypti.

Porém, o bônus, que desde fevereiro está sendo destinado a todos os 141 municípios mato-grossenses, ainda não chegou aos profissionais de Sorriso.

Para saber os motivos desse atraso no repasse, o vereador Professor Gerson (PMDB) apresentou o Requerimento nº 89/16.

Durante votação da matéria, o parlamentar frisou a importância do trabalho dos agentes e criticou a falta de atenção do Poder Executivo. “A Prefeitura teve 65 dias para efetuar o repasse desse incentivo e, no entanto, não o fez ainda. Na minha opinião, isso é falta de organização. Esperamos que ainda nesta semana, nossos agentes recebam esse bônus”, finalizou.

O pagamento da bonificação tem duração de quatro meses consecutivos e os recursos financeiros serão transferidos do Fundo Estadual de Saúde aos Fundos Municipais de saúde, nas competências fevereiro, março, abril e maio de 2016. O valor total a ser repassado para cada município é variável e será calculado com base no número de ACS e ACE informado pelo município.