Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O vereador Celso Kozak (PSDB) está sugerindo que o Poder Executivo realize o credenciamento de prestadores de serviços e Microempreendedor Individual – MEI, para serem utilizados nos processos licitatórios de prestadores de serviços de obras e pequenos reparos destinados ao atendimento das secretarias municipais de Sorriso.
Segundo o parlamentar, há a necessidade de realização de um credenciamento dos profissionais formalizados como microempreendedores individuais que atuam como pintores, pedreiros, carpinteiros, jardineiros, eletricistas, serralheiros, encanadores/bombeiros hidráulicos ou calceteiros que estejam aptos para prestar serviço às secretarias.
“O objetivo é estimular o desenvolvimento de pequenos negócios e da economia da região. O credenciamento viabiliza a contratação de mão de obra para prestação de serviços de pequenos reparos nos equipamentos públicos municipais, como escolas, postos de saúde e áreas de lazer”, explica Kozak.