Através da Indicação 771/2025 o vereador Wanderley Paulo, propõe a aquisição de abafadores auriculares para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e hipersensibilidade auditiva matriculados na rede municipal de ensino. A proposta, foi encaminhada ao prefeito Alei Fernandes, com cópias para as Secretarias Municipais de Educação e Saúde.
“A iniciativa busca reduzir o desconforto causado pelo excesso de ruídos em ambientes escolares, como vozes, risadas e movimentos de carteiras, que podem desencadear estresse e dificuldades de concentração em crianças com TEA. Os abafadores auriculares são apontados como uma ferramenta eficaz para ajudar no controle sensorial, promovendo maior bem-estar e facilitando a aprendizagem”, explicou o parlamentar.
Segundo Wanderley Paulo a hipersensibilidade auditiva é comum em autistas e pode levar a reações como cobrir os ouvidos, agitação e até fobia. "O uso desses dispositivos pode ser um divisor de águas, reduzindo a sobrecarga sensorial e permitindo que o aluno se sinta mais tranquilo em sala", afirma o documento.
A proposta agora aguarda análise do Executivo para possível implementação.