O vereador Marlon Zanella (PMDB) se reuniu na terça-feira (26.02) com o secretário municipal de Saúde, Marciano Cé. O intuito foi apresentar reivindicações colhidas durante visita realizada no PSF do distrito de Primavera.

Acompanhado do presidente da Associação dos Moradores do Distrito, Tiago Saraiva, Marlon pontuou as necessidades da unidade de saúde do distrito ao chefe da pasta, como a necessidade de contratação de fisioterapeuta e agentes de endemias.

A aquisição de um otoscópio, instrumento médico usado para o exame do ouvido, também foi solicitada.

Quanto à necessidade de reforma do PSF, o secretário adiantou que a unidade está contemplada no programa de reformas da secretária e que a licitação para início dos trabalhos está em andamento.

Segundo o presidente da Associação, o distrito necessita também de um veículo maior para servir de ambulância, pois hoje o transporte de pacientes é feito em um Fiat Strada.

Outro questionamento feito ao secretário foi sobre o horário de atendimento do PSF, que funciona das 07h às 16h. Conforme Tiago, a população do distrito reclama do horário. “Vamos conversar com os profissionais e ouvir também os moradores para chegar a um consenso. Na cidade os postos atendem das 07 às 11h e das 13 às 17h. Entendemos que é o horário certo para se realizar o trabalho de prevenção que um PSF precisa fazer”, disse Marciano.

O distrito não possui também transporte para trazer os pacientes para as consultas especializadas na sede do município. Como os moradores precisam pegar ônibus de linha sem um horário determinado, a ambulância acaba sendo utilizada quando alguém tem consulta marcada na cidade, deixando assim o PSF descoberto.

O parlamentar sugeriu ainda parceria com um laboratório do município para instalação de um posto de coleta no distrito para realização de exames.

“Visitamos o secretário para reivindicar algumas necessidades de Boa Esperança e fomos atendidos em quase todas as solicitações. Agora, estamos pedindo pelo distrito de Primavera. A unidade de saúde daquela comunidade é muito organizada e os profissionais trabalham com dedicação, faltam apenas alguns ajustes para que os atendimentos fiquem a contento da população”, pontuou Zanella.