Durante a 16ª Sessão Ordinária da Casa de Leis, o vereador Leandro Damiani (PSDB) solicitou ao Executivo Municipal a criação do Programa Auxílio Aluguel, voltado às mulheres vítimas de violência doméstica em Sorriso. Segundo o parlamentar, a propositura visa auxiliar as mulheres, fazendo com que elas tenham independência econômica e financeira, e consigam romper o ciclo de violência.

“Segundo dados do IPEC, em pesquisa publicada em fevereiro de 2021, a cada minuto 25 mulheres brasileiras sofrem violência no Brasil. A grande maioria delas vivem sob o jugo econômico de seus companheiros e, por isso, submetem-se anos a fio a todos os tipos de violência. Sendo assim, é importante criar programas que possibilitem um meio de subsistência por um determinado período para essas mulheres”, ressalta Damiani.

Em tribuna, o vereador ressaltou que a indicação oferecerá autonomia financeira para a mulher que está em situação de vulnerabilidade. “A garantia de uma renda fixa por um prazo determinado é uma forma de auxílio para que ela consiga romper esse ciclo de violência, haja vista que a situação da dependência econômica é um dos fatores que dificultam a saída da mulher desse contexto”, frisa.

A Indicação nº 456/23 foi lida nesta segunda-feira (22) e será encaminhada para análise do Poder Executivo.