Tramitou na Sessão Ordinária de quarta-feira (18), a indicação que solicita do Executivo Municipal a viabilização de uma Casa de Apoio para os munícipes sorrisenses que realizam tratamentos, consultas e cirurgias pelo SUS em Cuiabá. De autoria do vereador Wanderley Paulo (Progressistas), a proposição sugere a construção ou aluguel de um imóvel urbano na capital mato-grossense, para funcionar como casa de apoio aos moradores de Sorriso que lá estiverem realizando consultas e tratamentos.

“Os pacientes são transportados no veículo da Saúde municipal no período noturno ou de madrugada e aguardam atendimento em Cuiabá por horas, muitas vezes até a noite, desabrigados do sol e da chuva. A casa de apoio garantiria um local seguro para aguardarem a consulta e tratamento. Muitos pacientes não possuem meios financeiros para arcar com hospedagem e alimentação durante o tratamento, sendo a casa de apoio de suma importância para acolher os pacientes em situação de vulnerabilidade, a qual visa dar um espaço que se aproxime do lar dos usuários, para que estes não precisem voltar para suas casas durante o tratamento médico”, enfatizou”, pontuou Wanderley.

Na propositura o vereador sugere que sejam beneficiados os pacientes que não puderem retornar enquanto estiverem em longo período de tratamento e/ou recuperação na capital, a exemplo dos que tratam um câncer ou realizam radioterapia, além de seus acompanhantes.

A Indicação nº 969/2023, destaca ainda que, o paciente além de deparar-se com diversas dificuldades diante do seu tratamento, que devido à falta de recursos especializados no município precisam deslocar-se para Cuiabá para realizar seu tratamento, tem o desgaste físico e emocional.

E lembra que muitos outros municípios já possuem casas de apoio para dar suporte em Cuiabá, bastante estruturadas e organizadas, e que Sorriso pode seguir estes exemplos para atender a alta demanda de munícipes que lá buscam atendimento médico.