O vereador Wanderley Paulo (Progressistas) formalizou nesta semana uma indicação à Secretaria Municipal de Saúde e à Secretaria Municipal de Educação propondo a construção ou adequação de um Centro Municipal de Atendimento ao Autista. A Indicação nº 959/2025 destaca a crescente necessidade de acolher e tratar de forma especializada crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O documento argumenta que, com o aumento dos diagnósticos precoces do autismo na infância, a cidade precisa de uma estrutura dedicada para oferecer suporte adequado. A proposta prevê um espaço com profissionais capacitados, infraestrutura e equipamentos apropriados para avaliações completas e planos de tratamento individualizados.

“A construção de um centro dedicado ao atendimento ao autista seria de suma importância para o desenvolvimento dessas crianças e para o suporte de suas famílias”, defendeu Wanderley Paulo na indicação.

O vereador pontuou ainda “Quanto mais cedo o diagnóstico e o tratamento, maior a chance de a criança desenvolver habilidades essenciais para a autonomia e a interação social. O centro seria um espaço seguro e estimulante, focado em terapias e atividades que promovem a inclusão e a qualidade de vida”, conclui Wanderley Paulo.

A Indicação nº 959/2025, segue agora para análise das secretarias municipais e caberá às pastas avaliar a viabilidade técnica e orçamentária do projeto.