O vereador Chico da Zona Leste (MDB), juntamente com o Secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), Marlon Zanella  estiveram reunidos no último dia (25), com o gerente de Comunicação e Relações Instituições da concessionária  Nova Rota do Oeste, Roberto Madureira, para solicitar a implantação do pedágio social para moradores do Assentamento Jonas Pinheiro.

O vereador explicou que essa demanda é antiga. “ Quem mora no assentamento necessita ir constantemente para a cidade e o valor do pedágio acaba pesando no orçamento, os assentados estão há muito tempo solicitando que esse valor não seja cobrado”, disse Chico da Zona Leste.

Ao defender a concessão do benefício, Zanella argumentou que o assentamento é um dos maiores fornecedores de frutas, verduras, entre outros alimentos, oriundos da agricultura familiar e de que a cobrança de pedágio acaba onerando ainda mais os custos de produção. “São aproximadamente 247 famílias que estão pagando uma tarifa “cheia”, mas que na verdade rodam menos de 20 quilômetros para chegar na cidade. Dependendo do meio de locomoção, o produtor precisa fazer duas ou mais viagens por dia ao custo de R$ 8,20 por cada passagem na praça de pedágio”, disse.

“Realmente é um tema novo e precisa ser melhor estudado. Diante da provocação do secretário e do vereador, vamos fazer uma consulta junto ao órgão regulador (ANTT) e, em seguida, avaliarmos quais medidas podem ser adotadas”, complementou Madureira.