Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O vereador Zé da Pantanal (MDB) é autor da Indicação nº 480/2023, que sugere ao Poder Executivo a construção de um Centro de Referência de Assistência Social – CRAS no Distrito de Boa Esperança.
Distante cerca de 140 km da cidade, o Distrito não conta com uma unidade de atendimento destinado a execução dos programas sociais ofertados pela Assistência Social. “A construção de uma unidade beneficiará os profissionais de assistência social e a população que necessita dos serviços e dos programas desenvolvido pelos CRAS”, defende.
A propositura será encaminhada ao prefeito Ari Lafin e às secretarias de Assistência Social e de Obras e Serviços Públicos.