Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Tramitou durante a 20ª Sessão Ordinária, a Indicação parlamentar do vereador Celso Kozak (PSDB) que sugere ao Executivo Municipal a criação do Programa Censo de Inclusão em Sorriso.
O parlamentar destaca a importância da criação de um programa de cadastro para o mapeamento de informações sobre crianças e idosos com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida no município, analisando dados socioeconômicos e possibilitando a implementação de políticas públicas para atender às necessidades em áreas especificas.
“O censo de inclusão já é uma realidade em várias cidades do Brasil e ter essas informações proporcionará condições para direcionar recursos públicos às necessidades reais. O cadastramento e o mapeamento dos moradores favorece a inclusão regulamentada por lei, buscando ampliar todas as medidas e facilitar a vida de nossa população”, destaca o parlamentar.