Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
De iniciativa do vereador Zé da Pantanal (MDB), a Indicação nº 310/2023 versa sobre a criação de um Ponto Rural no município de Sorriso.
O pedido do parlamentar toma por base o projeto pioneiro no Brasil de iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos, que criou um Ponto Rural como uma política pública municipal que integra vários serviços de orientação e apoio aos pequenos produtores rurais daquele município.
Zé da Pantanal defende que, por meio de um Ponto Rural, será possível desburocratizar algumas atividades e ofertar serviços como a emissão/atualização de CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural) e de CNPJ de Produtor Rural, além de permitir a celebração de convênios e parcerias com entes públicos e privados.
“Os bons exemplos devem ser seguidos. Sorriso possui diversos serviços de apoio aos pequenos produtores rurais, porém com a criação de um Ponto Rural conseguiremos centralizá-los e fortalecer ainda mais o trabalho”, defende o vereador.
A propositura será encaminha ao prefeito Ari Lafin com cópia às secretarias de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar e de Obras e Serviços Públicos.