Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O vereador Zé da Pantanal (MDB) está sugerindo ao Poder Executivo a instalação de PEV’s (Ponto de Entrega Voluntária) em bairros e distritos de Sorriso.
O PEV é uma infraestrutura instalada para receber diferentes tipos de lixos: resíduos secos, vidros, madeiras, sobra de materiais de construção, e tem como objetivo combater o descarte irregular em calçadas, terrenos baldios e leitos de rios. Os pontos devem ser corretamente identificados para evitar que haja mistura de resíduos.
O vereador conheceu o projeto durante visita à cidade de São José dos Campos e trouxe o modelo para ser implantado em Sorriso. “O que vemos com frequência são pessoas jogando o lixo pelo caminho, antes de chegar ao lixão. Com o Ponto de Entrega Voluntária, o município instala containers em pontos estratégicos para receber os resíduos e fazer a destinação adequada. É uma forma de facilitar a vida do contribuinte e evitar que entulhos sejam jogados pela cidade”, explica.
A Indicação nº 406/2023 será encaminhada ao prefeito Ari Lafin e à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.