Conscientizando sobre a importância da segurança e da saúde no ambiente de trabalho, o abril verde é um mês em que os setores de rh e as CIPAS de diversas empresas se empenham em promover eventos internos para garantir que os trabalhadores cumpram as diretrizes de segurança e entendam a importância da saúde e segurança no trabalho.
A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) é um evento realizado pelas empresas durante o abril verde que conscientiza os trabalhadores sobre a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Em abril também é feita a campanha de abril azul, voltada à conscientização do autismo, promovendo debates sobre a condição e sobre formas de inclusão de pessoas autistas na sociedade.
O vereador Celso Kozak (PSDB) encaminhou durante a 13ª Sessão Ordinária, a Indicação nº 376/2023, que sugere a implantação de um sistema para agendamento de consultas via telefônica nas Unidades de Saúde da Família (USF).
Conforme o parlamentar há relatos da população de que a prática de distribuir fichas estimula a formação de filas desde a madrugada, com permanência do usuário em cerca de 5 a 7 horas em uma fila para obter uma das 12 fichas distribuídas ao dia.
Celso acredita que o sistema facilitará o atendimento nas unidades de saúde, já que as consultas serão com horário marcado, além de proporcionar aos pacientes agilidade e comodidade com uma melhor distribuição dos horários.
“Esta prática já ocorre em vários municípios com eficácia e é uma reivindicação dos usuários das unidades de saúde de nossa cidade. Com isso, queremos melhorar o acesso da população à saúde pública”, explica.