Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O vereador Celso Kozak (PSDB) encaminhou durante a 13ª Sessão Ordinária, a Indicação nº 376/2023, que sugere a implantação de um sistema para agendamento de consultas via telefônica nas Unidades de Saúde da Família (USF).
Conforme o parlamentar há relatos da população de que a prática de distribuir fichas estimula a formação de filas desde a madrugada, com permanência do usuário em cerca de 5 a 7 horas em uma fila para obter uma das 12 fichas distribuídas ao dia.
Celso acredita que o sistema facilitará o atendimento nas unidades de saúde, já que as consultas serão com horário marcado, além de proporcionar aos pacientes agilidade e comodidade com uma melhor distribuição dos horários.
“Esta prática já ocorre em vários municípios com eficácia e é uma reivindicação dos usuários das unidades de saúde de nossa cidade. Com isso, queremos melhorar o acesso da população à saúde pública”, explica.