O novo corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte a Ferrogrão que conta com uma extensão de 933 km, conectando a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Estado do Pará, desembocando no Porto de Miritituba não comtempla Sorriso, município maior produtor de soja do país. Com base nessas informações o vereador Wanderley Paulo (Progressistas) é autor do requerimento 292/2021 que solicita do Governo Federal gestão junto aos órgãos competentes para que os trilhos da Ferrogrão cheguem a Sorriso, com terminal ferroviário e um porto seco.

Quando finalizada, a Ferrogrão terá alta capacidade de transporte e competitividade no escoamento da produção pelo Arco Norte, papel esse que, hoje, é desempenhado pela rodovia BR-163. O corredor a ser consolidado pela EF-170 e a rodovia BR-163 consolidará uma nova rota para a exportação da soja e do milho no Brasil.

Segundo a matéria Sorriso teve a maior produção agrícola em 2019, chegando a incríveis R$ 3,9 bilhões ficando em 1º lugar em comparação aos outros municípios e se tornando uma das cidades agrícolas mais ricas do Brasil (segundo dados da Pesquisa Municipal Agrícola 2019).  O município é a cidade brasileira que mais dedica terras para o plantio: tem 60% de sua área é ocupada por lavouras – 5.700 km2 de área cultivada segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O projeto é um importante fator de desenvolvimento da infraestrutura logística das áreas agricultáveis localizadas no Estado de Mato Grosso e não podemos deixar o nosso município conhecido mundialmente como “Capital do Agronegócio”, fora desse projeto logístico. Temos que buscar solução para que os trilhos não somente passem por nosso município, temos e queremos um terminal ferroviário e um porto seco para podermos ganhar mais produtividade no cenário nacional. ”, pontuou Wanderley Paulo.