Na última Sessão Ordinária do dia 29 de outubro o vereador Wanderley Paulo (Progressistas) apresentou a indicação nº 1104/2021, que solicita medidas a ampliação das ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, Chikungunya e Zika.
De acordo com o autor do documento, todos os anos, após a estação seca surge o risco de um surto de dengue, zika vírus e chikungunya, causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, e não há outra forma de controle da doença senão eliminar todo tipo de disseminação do mosquito. Segundo ele, a divulgação de informações sobre o risco epidêmico da doença direcionado à população em geral, é uma medida necessária para os fins de conscientizar, educar e prevenir graves consequências.
A proposta visa à criação de campanhas amplas, orientação de forma clara e objetiva dos riscos de um surto da doença, conscientizando a população a participar, ajudar a combater o vetor Aedes Aegypti, suas formas de procriação, não permitindo, ambientes favoráveis à proliferação desse mosquito.
“ O principal remédio contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti é a iniciativa de cada cidadão em proteger sua casa e seus familiares e aliado a esse trabalho a execução das ações de prevenção realizadas pela secretaria municipal de saúde, como campanhas de alerta nos meios de comunicação e visitas dos agentes de endemia para eliminação dos criadouros”, explicou Wanderley Paulo.
Wanderley Paulo, salientou ainda, que a forma mais eficaz de prevenção dessas doenças é o combate ao mosquito. “Por isso, é importante que todos conheçam os riscos e saibam o que é preciso fazer para não deixar o mosquito nascer, a limpeza não se restringe só às residências, é importante ficar atento a possíveis focos de água parada na escola, no trabalho e em outros locais frequentados diariamente” concluiu.