Desde o primeiro semestre de 2012 o Hospital Regional de Sorriso vem sendo administrado por uma Organização Social de Saúde (OSS).

De acordo com a vereadora Jane Delalibera (PR), a OSS não está prestando contas do gerenciamento da unidade hospitalar. Por isso, através de requerimento, a parlamentar está cobrando informações sobre valores gastos com a organização.

O documento solicita cópia do contrato da OSS firmado com o Estado e seus aditivos; de todos os contratos e aditivos das prestadoras de serviços e profissionais e seus respectivos valores; nome, função e proventos de todos os contratos pela organização diretamente; e quantidade de funcionários efetivos que estão na ativa a disposição da OSS.

Conforme Jane, estas informações permitirão um melhor entendimento sobre a destinação dos valores repassados, bem como, o monitoramento das atividades de forma mais detalhada e eficiente. “O cidadão não está tendo resolutividade em seus casos. Precisamos saber valores e resultados para dar uma resposta a população que nos cobra. Quero documentos para prestar contas a sociedade”, disse a parlamentar em Tribuna.

Durante a votação do requerimento, o vereador Bruno Stellato (PDT) contribuiu dizendo das muitas discussões feitas quando da decisão de contratar OSS para administrar o Regional. “Nossa preocupação sempre foi se daria certo, pois tínhamos exemplos de outros municípios que já vinham tendo esta experiência e acreditamos que, se não melhorou o gerenciamento do hospital, tem que mudar”, complementou.

O documento será encaminhado ao secretário de Estado de Saúde, Mauri Rodrigues de Lima, com cópias ao prefeito municipal, Dilceu Rossato e ao diretor geral do Hospital Regional de Sorriso, Rodrigo Dahmer.