A vereadora Carla Pianesso (MDB) apresentou a Indicação 462/23 que aponta ao Poder Executivo a necessidade de criação de políticas de prevenção e combate ao câncer de ovário e colo do útero. A intenção é proteger a saúde de mulheres sujeitas a essas neoplasias malignas.

Carla defende a realização de ações que possibilitem a prevenção e o diagnóstico precoce dessas doenças. “Infelizmente, a dificuldade em realizar o diagnóstico e o fato de seus principais sintomas se manifestarem apenas quando o câncer está em estágio avançado, tornam o tratamento da doença mais difícil, sem resultados efetivos, retirando qualquer perspectiva de cura e levando, não raras vezes, ao óbito”, justificou.

Conforme a vereadora, para haver uma redução nos casos é preciso uma ação governamental coordenada, com orientação ao público feminino e preparação para profissionais da área da saúde para assumirem uma adequada conduta tanto no diagnóstico quanto no tratamento.

“Acreditamos que a criação dessa política, com critérios de diagnóstico, tratamento e atendimento, garantirá o direito à saúde das mulheres sorrisenses”, finalizou.