Muitos pacientes carentes não têm condições de pagar a consulta e comprar os medicamentos

A vereadora Professora Marisa (PTB) apresentou a Indicação 498/2017 que defende o fornecimento de medicamentos inscritos na Relação Nacional dos Medicamentos Essenciais (RENAME) aos pacientes que apresentarem receitas prescritas por médicos particulares, mesmo que não tenham sido atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, apenas receitas prescritas em atendimentos do Sistema Único de Saúde podem ser retiradas na rede pública.

Conforme a parlamentar, por causa das longas e demoradas filas na rede pública, muitas vezes, a população carente se vê obrigada a buscar atendimento na rede particular, mesmo diante das dificuldades financeiras. “São pessoas que até conseguem pagar a consulta, porém ficam sem o dinheiro para o medicamento prescrito”, defende.

Segundo ela, “a medida é essencial para se proporcionar melhor qualidade de vida e atendimento digno às pessoas que necessitam e não tem poder aquisitivo para arcar com essas despesas”.

A indicação, subscrita pelos demais vereadores da bancada oposicionista, foi encaminhada ao prefeito Ari Lafin e à Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Ângela Gimenez - Assessora de Imprensa