“Atualmente, a participação feminina na política é realmente pequena, afinal, somos quase 52% da população”, afirma a vereadora Carla Pianesso (MDB), autora da Indicação 487/23, que pede ao Poder Executivo a instituição do sistema “A Mulher com Voz na Política” no Calendário Oficial de Eventos do Município.

Segundo ela, muito mais que entender a importância da representatividade feminina em cargos políticos, é preciso garantir que essas mulheres cheguem a essa função e se interessem por ela. “Precisamos incentivá-las de que sua participação é importante para o desenvolvimento da sociedade”, frisa.

Conforme a proposta apresentada pela vereadora, a ideia é que anualmente, no dia 08 de março, sejam realizadas ações com essa finalidade. “Poderiam ser realizadas palestras, divulgação nos meios de comunicação, seminários e cursos com essa temática”, exemplifica.

Para tanto, Carla sugere ainda que o Município realize parcerias com entidades e órgãos públicos. “Queremos com essa iniciativa promover, não só uma maior participação das mulheres na política, mas também combater as distorções históricas que colocaram a mulher em segundo plano nesta área. Além de termos uma visão mais ampliada da sociedade com mais sensibilidade, também possuímos qualificação semelhante à dos homens para ocupar quaisquer funções”, finaliza.

A propositura – subscrita pelos demais vereadores – será encaminhada à Secretaria Municipal de Assistência Social.