As pessoas ostomizadas são consideradas deficientes físicos pelo fato de não terem controle esfincteriano, intestinal ou urinário. Por esta condição, passam por uma cirurgia em que é aberto um orifício artificial, o ostoma, que permite o uso de bolsa coletora pela qual as fezes e a urina são expelidas.

Porém essas pessoas, muitas vezes, precisam exibir a bolsa de ostomia para atendentes de estabelecimentos comerciais para que possam ter acesso a fila de atendimento preferencial.

Com o intuito de evitar que se sujeitem a situações vexatórias, a vereadora Jane Delalibera (PR) está sugerindo ao Poder Público a criação de um cartão de identificação municipal da pessoa ostomizada.

“Falta informação das pessoas sobre esse direito e é inadmissível que os ostomizados continuem sendo ofendidos pelo seu estado de saúde. Cabe ao poder público possibilitar-lhes as condições mínimas para se adaptarem à nova realidade e assim, possam viver dignamente como qualquer cidadão comum”, defende a parlamentar.

A indicação, subscrita pela bancada, foi encaminhada a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento.