A vereadora Jane Delalibera (PL) apresentou a Indicação 420/22 que pede à Prefeitura de Sorriso e a concessionária Águas de Sorriso a instalação de equipamento bloqueador e eliminador de ar na tubulação antecedente ao hidrômetro, sem ônus para o consumidor, em todos os imóveis residenciais e comerciais de Sorriso.

A iniciativa da parlamentar deve-se aos relatos de consumidores sobre as constantes falta de água nos domicílios e as cobranças excessivas das faturas, o que comprova que o consumidor está pagando pelo ar existente na rede. “É notório que os encanamentos e tubulações ao fazerem circular a água também fazem circular o ar ali presente. Esse ar alcança o hidrômetro fazendo o medidor se movimentar como se estivesse circulando água”, explicou.

Para ela, “a iniciativa visa beneficiar o consumidor, pois esse consumo de ar registrado nos hidrômetros pode penalizar os consumidores em cerca de 40% a mais no valor na conta”.

A indicação – subscrita pelos demais vereadores – será encaminhada às secretarias municipais competentes.