A vereadora Jane Delalibera (PR) participou da abertura da V Conferência Municipal de Assistência Social que teve como tema “A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS” V. A discussão começou quarta (31.07) e seguiu até ontem (01.08)  com mais de 150 pessoas reunidas no palco A do CTG Recordando os Pagos para debater políticas sociais.

Na abertura do evento, a assistente social Leícy Lucas de Miranda pontuou as diferenças entre assistência social e assistencialismo. Segundo essa avaliação, assistência social é direito de todo o cidadão e dever do Estado prevendo ações que visem eliminação de causas de dependência, já assistencialismo é a antiga pratica que os governos não desejam mais enfatizar, em que não há atuação efetiva para a eliminação da situação de dependência.

A palestrante declarou ainda que tem acompanhado conferências em todo o Estado e entre as situações que mais tem ocorrido, entre os pontos em que os municípios consideram como essencial está a busca por um percentual de orçamento próprio para a pasta de Assistência Social. “A ideia é que assim como a Saúde, a Secretaria de Assistência tenha orçamento próprio e equipe própria para gerenciá-lo. Outra questão em destaque é a criação de consórcios intermunicipais de assistência social”, apontou Leícy.

Ainda na abertura do evento, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Brine de Matos, lembrou o crescimento acelerado de Sorriso em apenas 26 anos. Segundo ela, Sorriso é uma cidade jovem, com boa estrutura urbana, que cresce em média 10% a 12% ao ano, números superiores a cidades centenárias e “esses dados requerem também novos serviços. É necessário que estes cresçam em conjunto também visando atender a população assistida”.

Os debates apresentaram como mote a qualificação da gestão, serviços, programas, projetos e benefícios do SUAS.

As conferencias locais permitem aos usuários do SUAS a participação e a ação como protagonistas nas decisões que envolvem o Sistema, posto que as decisões tomadas em Conferência se dão com deliberações, discussões e mobilizações sociais para nivelar conhecimentos, debates e relatos de experiências.