Na manhã desta quinta-feira (19), a vereadora Professora Silvana Perin participou de uma reunião de trabalho com o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Coronel Denardi, para alinhar as demandas do legislativo municipal com as ações técnicas da pasta. O encontro teve como foco principal a modernização do trânsito e a segurança viária, com destaque para a substituição de lombadas físicas por eletrônicas.
Durante a conversa, o Coronel Denardi apresentou o planejamento da secretaria para os próximos meses. “Hoje a tendência é usar lombada eletrônica. O ideal é tirar as lombadas fixas e colocar as eletrônicas, se houver viabilidade econômica. Esse é o sonho, é o ideal”, explicou o secretário, adiantando que a meta para este ano é adquirir mais 50 lombadas eletrônicas. “As pessoas vão ter que saber que tem que andar a 40 km/h ou pagar multa”, completou.
Um dos pontos sensíveis discutidos foi o impacto das faixas elevadas e quebra-molas nos veículos oficiais, especialmente os caminhões da Defesa Civil e da segurança. Segundo Denardi, a manutenção da frota tem sido custosa devido à quantidade de obstáculos. “Pra sair de Sorriso, nosso caminhão é o que mais faz manutenção de amortecedores. Semana passada ele estava na oficina e gastamos R$ 12 mil. É muito quebra-mola. Além disso, visualmente a cidade fica feia com esse monte de redutores”, pontuou.
A vereadora Silvana Perin elogiou a organização e o trabalho técnico da equipe. “Eu quero parabenizar essa organização. A gente acredita que essa integração entre as demandas que chegam e a análise técnica é o que de fato dá resultado. Quem vai dizer se é viável ou não são vocês, que são os técnicos que entendem de trânsito”, destacou.
Silvana também defendeu a intensificação das campanhas educativas e das palestras nas escolas como ferramenta de conscientização a longo prazo. “A gente vê que vocês triplicaram as palestras nas escolas. É através das crianças que acredito que vamos mudar a cultura. No começo o povo reclama, fala que é fábrica de multa, mas se andar dentro da lei não tem multa. O caminho é conscientizar”, afirmou a parlamentar.
Números da atuação parlamentar
Durante o encontro, a secretaria apresentou as demandas da Câmara Municipal e exibiu um balanço das indicações dos 129 pedidos relacionados à Defesa Civil e Segurança Pública, 37 já foram incorporados ao planejamento da pasta, 71 foram concluídos e outros 21 estão em avaliação técnica.
Atualmente, Sorriso conta com 345 câmeras ativas na área urbana e mais 110 câmeras nas áreas rurais.



