Entendendo que os museus são importantes instrumentos de preservação da memória cultural da sociedade, e responsáveis por seu patrimônio material ou imaterial, tendo como finalidade salvaguardar e disseminar as informações culturais, a vereadora Elisa Abrahão – PRP apresentou na última sessão ordinária a indicação nº 224/2019 sugerindo a implantação de um Museu Municipal de Sorriso com sede própria. 

Para a autora, a Lei Municipal Nº261/1992, que criou o Museu Municipal junto a Biblioteca Municipal deve ser revista tendo em vista que a Biblioteca Municipal não possui um espaço propício para um Museu. “Sorriso possui um patrimônio histórico pequeno e que não está sendo preservado e devemos ter um espaço para conservar as raízes históricas, antes que a mesma se perca. O município possui apenas 32 anos, sendo assim fica fácil salvaguardar a história de Sorriso”, pontuou. 

O museu tem o papel de informar e educar por meio de exposições permanentes, atividades recreativas, multimídias, teatro, vídeo e laboratórios. “É o espaço ideal para despertar a curiosidade, estimular a reflexão e o debate, promover a socialização e os princípios da cidadania, e colaborar para a sustentabilidade das transformações culturais da sociedade”, salientou Elisa. 

A matéria subscrita pela bancada situacionista foi encaminhada para estudo e a autora certifica  que a indicação vem de encontro com as necessidades reais e atuais do nosso município.