Sempre atuante em questões envolvendo pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência a vereadora Elisa Abrahão - PRP apresentou na 11ª sessão ordinária a indicação nº 277/2019 que solicita a contratação de profissional habilitado para traduzir, em linguagem da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para atendimentos nas unidades e órgãos da rede pública de saúde os portadores de deficiência auditiva.
Na matéria a parlamentar explica que o município deve garantir aos portadores de deficiência auditiva o direito de se comunicar. “Hoje existe muito deficientes auditivos que ao buscar atendimento nesses locais não conseguem se comunicar por falta de profissionais capacitados na linguagem dos sinais”, disse.
Elisa Abrahão afirma que sua solicitação atende a uma demanda atual da sociedade. “Estamos vivendo um momento de conquistas de inclusão em todas as áreas, sendo que os acessos às informações devem ocorrer a qualquer custo. Muitas dessas conquistas vêm por força do que rege nossa Constituição Federal, que é muito clara quando das discriminações por diferenças de raça, credo ou deficiência física e é importante garantir meios para que pessoas com deficiência auditiva possam ter essa comunicação nos órgãos de saúde”, explicou.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2015, apontam que no Brasil existe um total de 28 milhões de pessoas com surdez. Isso representa 14% da população brasileira. A OMS aponta que 10% da população mundial tem alguma perda auditiva e boa parte dessas pessoas teve a audição danificada por exposição excessiva a sons.
A matéria subscrita pelos parlamentares Dirceu Zanatta – MDB, Toco Baggio – PSDB, Damiani na TV – PSC e Nereu Bresolin – DEM, segue para apreciação dos órgãos competentes.