A vereadora Prof.ª Silvana Perin (MDB) apresentou a Indicação 468/25 que solicita ao Poder Executivo a inclusão de pacientes com Parkinson na lei do Cheque Saúde, em Sorriso.
A parlamentar justifica que os portadores dessa enfermidade necessitam de acompanhamento médico contínuo, tratamentos especializados, medicamentos de uso controlado e, muitas vezes, terapias complementares como fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. “Os custos envolvidos no tratamento do Parkinson são elevados e, em muitos casos, inviáveis para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, frisa.
Para a vereadora, “como o programa Cheque Saúde tem como objetivo principal garantir o acesso da população a serviços de saúde de forma complementar à rede pública, promovendo a dignidade humana e a equidade no atendimento, nada mais justo do que contemplar esses pacientes também”.
Na indicação, Silvana argumenta ainda “que inclusão dos pacientes com Parkinson no rol de beneficiários dessa política pública representa um avanço no cuidado com a saúde e no respeito aos direitos das pessoas com deficiência e doenças crônicas”.
A doença de Parkinson é uma condição neurológica progressiva e degenerativa que compromete de forma significativa a qualidade de vida dos pacientes.