A vereadora Jane Delalibera (PL) apresentou a Indicação 976/23 que pede ao Poder Executivo a criação de um programa de prevenção e controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) em Sorriso.
A Organização Mundial de saúde (OMS) define como DCNTs um conjunto de doenças que englobam as cerebrovasculares, cardiovasculares, diabetes mellitus, doenças respiratórias crônicas e neoplasias, que tem em comum os diversos fatores de risco comportamentais que permitem a mesma abordagem na sua prevenção.
As DCNTs são as principais causas de óbitos no mundo, gerando perda de qualidade de vida, alto grau de limitação nas atividades de trabalho e lazer, além de impactos econômicos para as famílias, comunidades e sociedade em geral.
“Precisamos de um plano de ação que garanta o acompanhamento adequado e o acesso a tratamentos eficazes a esses indivíduos porque as DCNTs representam um dos principais desafios de saúde pública, tanto pela alta prevalência como pela rapidez com que adquiriram destaque como principais causas de morte no Brasil e no mundo”, justifica a parlamentar, acrescentando que muitos portadores dessas enfermidades enfrentam desafios diários em relação ao tratamento e controle das condições de saúde.
Para a vereadora, o programa deve incluir ações de promoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e controle do tabagismo. “Dessa forma, estaremos contribuindo para a prevenção não só das doenças crônicas, mas de uma série de outras condições de saúde”, destaca.
A indicação foi encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde.