A vereadora professora Silvana -PTB, em conjunto com os vereadores Bruno Delgado – PMB, Professora Marisa – PTB  apresentaram o requerimento 040/2018 solicitando que o Ministério da Saúde  realize a disponibilização/repasse/distribuição da vacina Pentavalente. A vacina que está incluída no calendário básico de vacinação desde o ano de 2012,  imuniza crianças de doenças como o tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b (responsável por infecções no nariz e na garganta, e outros). Tal propositura se deu ao fato de muitas mães sorrisenses reclamarem da falta dessa vacina na rede básica de saúde do município.

A vereadora explicou que desde o ano 2012, o  Programa Nacional de Imunizações –PNI, oferta a vacina pentavalente no calendário de vacinação nacional e as crianças devem tomar 3 (três) doses da vacina aos 2 (dois), 4 (quatro) e 6 (seis) meses de idade. “Além disso, o problema é ainda maior quando constatamos que o valor da vacina pentavalente nas redes particulares de saúde  varia entre 300 e 600 reais, cada dose. Ou seja, as famílias carentes e com vulnerabilidade social teriam que desembolsar um valor entre 900 e 1.200 reais algo impossível tendo em vista a situação econômica das mesmas”, ressaltou a vereadora.

A vacina pentavalente tem uma grande importância para a saúde do bebê porque previne muitas doenças de uma só vez. Sem a vacina, a saúde da criança corre sério risco de ficar fragilizada e de problemas surgirem futuramente. As doenças que a vacina pentavalente previne são: Difteria (Crupe); Tétano; Coqueluche; Hepatite B e Infecções causadas por Haemophilus influenza tipo B. “ Entendemos que a referida vacina é de suma importância para saúde dos bebês, pois não existe tratamento para essa doença acima citadas, por isso a vacina deve ser tomada da maneira correta”, disse.

Diante disso a propositura assinada pela bancada oposicionista foi encaminhada para o Ministro de Saúde, Ricardo Barros, Secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Luiz Soares, com cópia ao prefeito Ari Genézio Lafin, Secretário Municipal de Saúde e Saneamento, Devanil Aparecido Barbosa e para  a presidente do Conselho Municipal de Saúde Conceição Missio.