Com a aprovação do projeto de lei nº 009/13, seis entidades assistenciais cadastradas no CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sorriso serão contempladas com o repasse de R$ 450 mil. O dinheiro será utilizado na manutenção de programas de proteção e socioeducativos voltados à criança e ao adolescente.

As entidades beneficiadas são Apae (R$17.600), Associação Mãezinha do Céu (R$ 140.800), Centro Espírita Caminho da Luz (R$ 23.000), Pastoral da Criança da Paróquia São Pedro Apóstolo (R$ 115.500), Centro Social São Francisco de Assis (R$ 125.600) e Pastoral da Criança da Paróquia Santa Luzia (R$ 27.500).

O montante será repassado pela prefeitura em 10 parcelas sendo que as entidades favorecidas deverão prestar contas mensalmente.

Durante votação da matéria, a presidente da Casa de Leis, Marilda Savi (PSD), destacou a importância do projeto.”Essas associações sem fins lucrativos desenvolvem um trabalho magnífico de cunho social e pedagógico em prol de crianças e adolescentes em situação de risco. Por isso, votamos esse projeto em regime de urgência para não atrasar o repasse que é tão necessário a elas”, disse.

PASTORAL DA CRIANÇA – A Pastoral da Criança da Paróquia São Pedro Apóstolo que receberá R$ 115.500 informou que irá aplicar o dinheiro na manutenção da minipadaria, da miniusina de extrato de soja (produção mensal de 20 mil unidades de 200 ml de leite), na produção de medicamentos fitoterápicos (pomadas, xaropes, multimistura, fortificante e reposição hormonal) e na folha de pagamento.

Conforme a coordenadora da Associação dos Amigos da Criança e do Adolescente que mantém a Pastoral, Aldeci de Souza Campos Zanatta, a entidade atende cerca de 1.400 crianças carentes com idade entre 0 e 6 anos em 18 bairros do Município. “Além da pesagem das crianças, as famílias cadastradas recebem leite, pão e os remédios que nós produzimos a partir da horta medicinal que temos aqui”, completa.

A Pastoral também conta uma escola de música. Gratuitamente, são oferecidas aulas de teclado e violão para alunos com idade acima dos oito anos. Os participantes também podem cantar no coral da missa da pastoral.