Instituto também pretende ofertar os cursos de veterinária e zootecnia

Os vereadores sorrisenses aprovaram o Projeto de Lei nº118/15 que autoriza o Poder Executivo a doar ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso  uma área de 12 hectares. O terreno – que abrigaria uma unidade prisional – será integrado à área de 72 hectares que já pertence ao Instituto. No local será implantada a fazenda experimental da instituição.

O imóvel fica situado na BR-163, nas proximidades da 6ª Delegacia da PRF.

Conforme o professor Élio Barbieri, responsável pela implantação da fazenda, o pedido de mais uma área feito pelo IFMT à Prefeitura vai possibilitar a implantação do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Órgão do Ibama, o Cetas tem a finalidade de receber,  identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar esses animais silvestres, além de realizar e subsidiar pesquisas científicas, ensino e extensão.

De acordo com Barbieri, com a ampliação do espaço, a instituição pretende implantar, a longo prazo, os cursos de medicina veterinária e zootecnia. “Para que possamos firmar, no futuro, parcerias para ofertarmos essas faculdades, precisamos ter uma boa estrutura. A implantação do Cetas também vai dar suporte e contribuir na conquista desses cursos”, frisou.

Para o vereador Hilton Polesello (PTB), líder da situação, a doação da área permitirá que o IFMT abra novas frentes no Município. “Queremos que o instituto tenha condições de desenvolver uma vitrine tecnológica que desperte novos interesses para Sorriso e região, trazendo assim mais desenvolvimento e acesso dos nossos jovens aos cursos superiores”, defendeu Polesello.

O projeto foi aprovado por unanimidade.