Mais conhecido como asfalto-borracha, sua implantação vem sido cada vez mais utilizada em algumas regiões do país para obras e serviços de asfaltamento, pavimentação e recapeamento de vias públicas. Sua aplicação se dá por meio da incorporação da borracha moída de pneus inservíveis ao cimento asfáltico. É um produto classificado como sustentável por contribuir para a redução da utilização de matérias-primas não renováveis.

O asfalto ecológico tem como principal objeto o desenvolvimento urbano com ganho ambiental. Ele tem ainda maior durabilidade, ganho de segurança e aderência maior que a convencional, reduzindo assim, custos de manutenção em longo prazo.

“Viemos em busca de informações e conhecimento sobre o asfalto ecológico para possível aplicação em áreas rurais de nosso município, o que garantiria maior sustentabilidade, durabilidade e economicidade, trazendo bons resultados e comodidade a população”, diz Zé da Pantanal.

“São José dos Campos é uma referência em questão de aplicação de asfalto ecológico, contado com a Via Cambuí, uma das maiores vias de acesso a outros pontos da cidade que atualmente conta com mais de 8 km de pavimentação. Vale lembrar que para esse trecho foram usados e retirados de circulação mais de 16 mil pneus comerciais, o que torna o município referência em sustentabilidade”, frisa Iago Mella.

“Vimos de perto a aplicabilidade dessa solução sustentável que contribui com a redução de impactos ambientais. Com certeza, um exemplo a ser seguido por outros municípios”, complementa Rodrigo Machado.