Os vereadores Marilda Savi (PSD), Hilton Polesello (PTB), Vergilio Dalsóquio (PPS) e Marlon Zanella (PMDB) conheceram o Plano de Vantagens e Potencialidades Econômicas do Município de Sorriso, encomendado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.

O estudo, elaborado pela Fundação para a Pesquisa e o Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), ligada à USP, foi apresentado pelo Doutor Erasmo Gomes, professor do Departamento de Administração, durante uma reunião promovida ontem (15), no Centro de Eventos Ari José Riedi. Também esteve presente o assessor da Prefeitura, José Luis Cortes.

Segundo Gomes, o plano tem como objetivo mostrar a situação econômica e social do Município, além de suas oportunidades, a partir de dados concretos. “À medida que a gente conhece a realidade e tem indicadores qualitativos e quantitativos, é possível se formular políticas públicas e estratégias empresariais para mudar de patamar, agregar valor à produção e melhorar a qualidade da mão de obra, por exemplo”, explicou.

Conforme o professor, a metodologia utilizada pelo levantamento prevê a participação da sociedade. “Estamos nos reunindo com entidades, associações, formadores de opinião, empresários e políticos para que opinem sobre os caminhos de desenvolvimento para o município”, acrescentou.

Durante o encontro, os vereadores apresentaram algumas sugestões para o projeto.

Na opinião da vereadora Marilda, para beneficiar os pequenos empreendedores, a Incubadora de Empresas deveria ser reestruturada e reorganizada, assim como os lotes dos distritos industriais.

Para Polesello, Sorriso - que está entre os maiores exportadores de grãos de Mato Grosso - precisa investir na industrialização para agregar valor à sua matéria-prima.

O vereador Vergilio sugeriu ações de incentivo à qualificação profissional de forma a motivarem os trabalhadores a participarem dos cursos oferecidos pelas escolas profissionalizantes.

Quanto à logística, Zanella citou a MT-140, que em quatro anos deverá estar asfaltada, como rota alternativa para o escoamento de grãos, já que encurtaria a distância entre Sorriso e Rondonópolis, onde fica o terminal de intermodal, que escoa a produção para o Porto de Santos.

O Plano deverá ser finalizado no fim do mês de maio, após ser apresentado e discutido com a sociedade. Depois de concluído, o estudo - que funcionará como um banco de dado - poderá ser consultado por empreendedores interessados em investir em Sorriso.