A presidente da Câmara Municipal de Sorriso, Marilda Savi (PSD) e os vereadores Bruno Stellato (PDT), Hilton Polesello (PTB), Vergilio Dalsóquio (PPS), Fabio Gavasso (PPS), Dirceu Zanatta (PMDB), Claudio Oliveira (PR) e Jane Delalibera (PR) participaram na noite de ontem (23.07) da apresentação do projeto Cidade Inteligente, feita pelo prefeito Dilceu Rossato e secretários municipais, em uma reunião aberta à população no plenário da Câmara.
Conforme o secretário de Cidade, Alencar Cella, o projeto visa inserir o Município na era da cidadania digital, através de ferramentas necessárias para tornar a administração pública mais eficiente, com benefícios diretos à população, que ganha agilidade no atendimento e pode acompanhar de forma precisa a aplicação dos recursos públicos.
"O projeto 'Cidade Inteligente' consiste na instalação de infraestrutura para uma série de instrumentos que permitam a utilização de sistemas públicos de gerenciamento de dados, voz sobre IP, monitoramento, ponto eletrônico por biometria, enfim, várias outras ferramentas que possibilitem essa integração de funcionalidades, com mais segurança, eficiência e agilidade", detalhou o secretário.
"Vamos mudar a forma de fazer gestão, será uma revolução administrativa, que vai permitir que o cidadão, mesmo de dentro de sua casa, possa acompanhar tudo o que está sendo feito no município", destacou Rossato.
O estudante Fábio Pedrotti, de 16 anos, que já foi vereador estudante trouxe exemplos de cidades que já implantaram sistemas, como Rio do Sul (SC), Camaçari (BA) e Ribeirão Preto (SP). "Agilidade é a principal palavra que define este projeto, que já é realidade em outros municípios até menores que Sorriso", apontou.
O projeto deve entrar na pauta de votação da Câmara assim que se encerrar o recesso do legislativo municipal. "Estamos conscientes, convictos, que esse projeto, que é grandioso, complexo e futurista, vai melhorar e facilitar a vida de toda a sociedade", reforçou o vereador Bruno Stellato, assegurando que os edis tomarão a decisão mais coerente e respeitosa à população.
O pedido encaminhado pelo Executivo Municipal é que a Câmara autorize a solicitação de um financiamento de R$ 12 milhões junto ao Banco do Brasil por meio do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT) do BNDES, cuja finalidade é modernizar a administração tributária e melhorar a utilização dos recursos públicos.