Confirmando o caos na saúde do estado, os vereadores de Sorriso foram convidados pela prefeita de Sinop Rosana Martinelli (PR), na tarde de ontem (02), para conhecer e contribuir na força tarefa para resolver os problemas existentes no Hospital Regional de Sinop. Com a presença de diversas entidades e autoridades, os parlamentares tomaram conhecimento que os funcionários da unidade hospitalar enviaram um ofício informando que nesta segunda-feira, os serviços ficariam paralisados, devido à falta de pagamento dos salários e vale alimentação.

Em maio deste ano, os representantes do nortão, estiveram no município, defendendo o Hospital Regional que estava prestes a fechar as portas. Com a falta de atendimento em Sinop, toda a demanda de urgência e emergência é encaminhada para os hospitais de Sorriso e Colider.

Após a reunião, no gabinete da prefeita, os vereadores se deslocaram até o Ministério Público Estadual, para conversar com o promotor de justiça, Pompílio Azevedo Silva Neto, que na oportunidade puderam expor a real situação financeira da unidade. Lá o promotor de justiça, disse que o Ministério Público tem conhecimento das denúncias apresentadas, e diz que aguarda do município alguns documentos necessários para instauração de um procedimento judicial.

Após a reunião com o promotor, as autoridades decidiram que nesta terça-feira (03), haverá uma concentração na Praça da Bíblia em Sinop, às 15h15, onde a prefeitura fornecerá ônibus para levar a população para a BR-163 próximo ao bairro Alto da Glória. A rodovia ficará fechada durante 1 hora.

Caso o governo, não sinalize a regularização dos R$ 27 milhões em dívidas, os representantes dos 15 municípios que compõe o Consórcio Intermunicipal de Saúde, irão montar uma comitiva que irá pedir explicações e o cumprimento dos pagamentos atrasados de toda a região.

Casos de urgência e emergência já deixaram de ser atendidos há duas semanas pelo Hospital Regional de Sinop. Em Sorriso, os fornecedores e prestadores de serviços não recebem há 3 meses e a divida já é estimada em R$ 9 milhões.

FONTE: Wésllen Tecchio - Assessoria de Imprensa.