O vereador Damiani na TV – PSDB, apresentou juntamente com os parlamentares Toco Baggio – PSDB, Acacio Ambrosini – Patriota, Dirceu Zanatta – MDB e Marlon Zanella – MDB, os Requerimento 287 e 091/2020 que destacam a necessidade de que seja pago em grau máximo o adicional de insalubridade aos profissionais da saúde do município e dos profissionais do Hospital Regional de Sorriso, que atuam na linha de frente contra a Covid-19.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), estabelece uma graduação no pagamento do adicional de insalubridade, a depender do nível de exposição aos agentes nocivos à saúde, sendo 40% do salário-base no grau máximo, 20% no grau médio e 10% do para o grau de insalubridade mínimo.

É sabido do grande esforço dos profissionais de saúde no combate à pandemia, onde esses trabalhadores estão colocando a própria vida em risco, expostos a uma alta carga viral, trazida pelos pacientes diagnosticados com coronavírus.

Para piorar o quadro, ainda há uma escassez de material de proteção em todo o mundo, não havendo dúvidas do risco que estes profissionais enfrentam.

“O pagamento da insalubridade em grau máximo se faz necessário porque a própria exposição repetida ao coronavírus aumenta o custo de vida desses profissionais em suas casas e com suas famílias”, destaca Damiani.