Os vereadores sorrisenses participaram na tarde de sexta-feira (20) do encontro promovido pela comissão do Movimento Pró 3 Ferrovias para discutir a implantação e integração das ferrovias Fico, Ferrogrão e Senador Vuolo em Mato Grosso.

Segundo o coordenador do Movimento, Vicente Vuolo, “o objetivo é interligar essas três linhas fazendo com que elas cheguem até Sorriso e Sinop para aumentar a concorrência, baratear o frete e, assim, possibilitar melhor qualidade de serviço para todos os produtores da região”, destacou Vuolo.

Durante o encontro, a comissão elaborou um documento encaminhado ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, solicitando um estudo técnico de viabilidade para que todas as três ferrovias façam o trajeto até Sinop.

Ferrogrão – No sábado (21), os vereadores também participaram do encontro que debateu a construção da Ferrogrão. O evento foi realizado no Centro de Eventos Dante de Oliveira com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, do governador Mauro Mendes e autoridades políticas de Mato Grosso e do Pará.

A construção da Ferrogrão tem investimento previsto de R$ 21,5 bilhões e o início de operação previsto para 2030, conectando 23 municípios de Mato Grosso e sete cidades do Pará - de Sinop ao Porto de Miritutuba. Serão cerca de 1142 km de extensão para escoar a produção de grãos pela região.