Representando o Poder Legislativo sorrisense, os vereadores Profª Silvana (PTB) e Bruno Delgado (PMB) participaram na noite de ontem (18) do Jantar de Comemoração ao Dia Nacional do Suinocultor, que será celebrado no dia 24 de julho.

O evento foi promovido pela Acrismat – Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso. Antes do jantar festivo, no Sindicato Rural, foi realizada uma reunião itinerante da diretoria e associados da Acrismat seguida de uma palestra com o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes.

Na oportunidade, a Prof.ª Silvana parabenizou a classe e a entidade, ressaltando a importância da suinocultura para a economia do Estado.  A parlamentar também defendeu o engajamento de todos para que essa cadeia se fortaleça ainda mais em Sorriso.

DIA NACIONAL DO SUINOCULTOR -  O Deputado Federal Celso Maldaner foi o autor do Projeto de Lei 3519/2008 que institui a data a ser comemorada no dia 24 de julho.O Projeto de Lei foi transformado em Lei Ordinária nº 12635/2012 publicada no dia 14 de maio de 2012 no Diário Oficial da União.

No seu Projeto, o deputado alegou que a suinocultura é uma atividade de grande importância social e econômica para o Brasil.

A escolha do dia 24 de julho se deve à proximidade com o Dia Nacional do Agricultor, celebrado anualmente no dia 25 de julho. Desse modo, as duas comemorações se darão uma em seguida da outra.

O Projeto atendeu o pedido da Associação Catarinense de Criadores de Suínos.