Na manhã do dia 31, os parlamentares da Casa de Leis, estiveram no aeroporto Regional Adolino Bedin para reconhecimento das estruturas e da capacidade operacional da unidade, bem como listarem possíveis necessidades existentes e  buscar as soluções.
Participaram da reunião com o Superintendente da empresa Braxton que adminsitra o terminal, Sr. Victor Hugo de Carvalho Silva, que demonstrou toda a estrutura física e operacional do local, que hoje opera com cerca de 17 funcionários, distribuídos em horário de escala de acordo com os voos regulares.
Diariamente são oferecidos dois voos diários, que são operados pela Companhia Aérea AZUL, o de embarque às 8h e o de retorno da capital Cuiabá às 23h, com exceção dos pousos de aeronaves particulares, que utilizam as estruturas do aeroporto, como: pista de pouso e decolagem, estacionamento, serviço de comissária, ofertando inclusive alimentação para as aeronaves, bem como todo o aparato do EPTA (Estação Permissionária de Telecomunicação Aeronáutica), que tem a função de coordenar os atendimentos das aeronaves para pousos e decolagens, com o acompanhamento do Centro de Controle do Espaço Aéreo em Manaus (Centro Amazônico).
Os parlamentares visitaram também a unidade dos Bombeiros, onde será acoplada para serviços de resgates e controle geral do aeroporto, com caminhões de combate a incêndios diversos, inclusive o de controle de abastecimento das aeronaves. Hoje ainda não esta em funcionamento toda a estrutura, mas os militares acompanham os pousos e decolagens dos voos oficiais que tocam o solo sorrisense, dando segurança para todos em um possível imprevisto.
Para a estrutura dos Bombeiros funcionaram a todo vapor, é necessários cumprir algumas exigências do protocolo da ANAC, ou seja, se faz necessários Bombeiros que possuem Curso de Bombeiro Aeróbio, de Motorista especializado para comandar os caminhões de incêndios e rescaldo, bem como demais militares que auxiliam o trabalho.
O aeroporto Regional Adolino Bedin, foi o primeiro Aeroporto Regional do Brasil a receber a Certificação da ANAC, após longo processo de Gestão Aeroportuária, e após visita técnica, ser homologado como Aeroporto Certificado, ou seja, com todas as exigências contidas da legislação que delimita qualidade de funcionamento, capacidade técnica e de operacionalização da sua categoria.
Hoje a unidade aeroportuária de Sorriso, tem um custo mensal de funcionamento de aproximadamente R$ 210 mil reais, para operar voos de embarque e desembarque de passageiros e cargas.
Com uma pista de 1,7 km, já recebeu desde a sua inauguração, junho de 2016, o montante de 18 mil passageiros de todos os lugares do mundo.
Funciona diariamente das 6h às 23h, e é controlado pelo CINDAC IV  -  Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, ou CINDACTA da Amazônia), é uma organização do Comando da Aeronáutica (COMAER) que tem por finalidade executar as atividades relacionadas com a vigilância e o controle da circulação aérea geral, bem como conduzir as aeronaves que têm por missão a manutenção da integridade e da soberania do espaço aéreo brasileiro, nas áreas definidas como de sua responsabilidade.
A unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo em uma área correspondente a 67% do território nacional. O CINDACTA IV atua em uma área de 5,2 milhões de quilômetros quadrados, abrangendo os estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Amapá, Acre, Mato Grosso, Tocantins e parte do Maranhão.
Após a visualização de toda a estrutura e também do projeto de ampliação do Aeroproto, os parlamentares irão formular  requerimentos direcionados para o governo do estado de Mato Grosso, solicitando a finalização das obras estruturais e operacionais dos Bombeiros, bem como do CIOPAER –Centro Integrado de Operações Aéreas  que ainda, segundo o  Superintendente, ainda levará cerca de 6 meses para ser concluído e colocado em funcionamento.
O município de Sorriso será sede de uma base descentralizada do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar. A base vai atender trinta municípios do médio-norte e norte de Mato Grosso.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública vai disponibilizar um helicóptero, dois aviões para o combate a incêndio e tripulantes para o trabalho.

Dados de localização do AEROPROTO:
Endereço: Rod BR 163, KM 762, s/n - Zona Rural, Sorriso - MT, 78890-000