Nesta sexta-feira (10), os vereadores Zé da Pantanal e Irmão Pará do Ovo participaram de uma reunião sobre a regularização do Assentamento Jonas Pinheiro, que contou com a participação do superintendente do Incra em Mato Grosso, Edtânio Santos de Oliveira, do deputado estadual Valdir Barranco e do secretário municipal de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, Marlon Zanella. 

Durante o encontro, o vereador Zé da Pantanal cobrou que o Incra resolva a questão da demarcação da área para que os assentados possam ter as mãos a merecida escritura. “Os que trabalham dia e noite para fazer seu pedaço de terra produzir e levar comida para a nossa mesa hoje não podem sequer dizer “esta terra é minha”.  Espero que esta não seja apenas mais uma reunião, como tantas outras que vimos, e que saiamos daqui com resultados efetivos para este povo sofrido. Que as pessoas que aqui moram tenham o documento para pleitear financiamento para benfeitorias nos seus lotes”, pontuou o parlamentar em sua fala. 

O superintende do Incra ressaltou que a reunião serviu para troca de informações com os assentados de Sorriso e Vera, e servirá como base para direcionar os próximos passos rumo à regularização fundiária.  Após a reunião, ficou definido que um novo georeferenciamento deve ser feito no prazo máximo de 120 dias. “Continuaremos cobrando as autoridades responsáveis, em especial o Incra, pois os produtores do Jonas Pinheiro precisam ter seus direitos reconhecidos, uma vez que estão na terra há mais de 20 anos”, ressalta Zé da Pantanal.  Atualmente, mais de 400 famílias residem nos Assentamentos Jonas Pinheiro (Sorriso) e Alto Celeste (Vera) e esperam há anos por essa regularização. 

Além de autoridades de Sorriso, como os vereadores licenciados Jane Delalibera e Wanderley Paulo, a reunião ainda contou com a presença de representantes dos municípios de Santa Rita do Trivelato e Vera.