Pensando nos mais de 500 idosos que frequentam o Centro de Convivência da Terceira Idade, a presidente da Câmara de Sorriso, Marilda Savi (PSD), e os vereadores da bancada situacionista estão indicando ao Poder Executivo a necessidade de disponibilização de uma equipe médica para atendimento na sede do clube.
A iniciativa leva em consideração dados do Ministério da Saúde que apontam que as doenças do aparelho circulatório são a principal causa de mortalidade em idosos, com mais de 37% do número de mortes. As mais comuns são derrame, infarto e hipertensão arterial. Em seguida, aparecem doenças do aparelho respiratório, como por exemplo, pneumonia e bronquite crônica.
Conforme a presidente, o atendimento médico poderia ocorrer duas vezes por semana. “Com essa frequência, muitas doenças poderiam ser controladas ou, pelo menos, diminuídas”, frisou.
Na opinião da vereadora, a indicação tem como objetivo propiciar diagnóstico e tratamento mais rápidos e eficazes. “A proximidade do profissional médico com seus pacientes facilitará a locomoção e diminuirá o tempo de espera por parte dos idosos”, finalizou.
A indicação foi encaminhada ao prefeito Dilceu Rossato, com cópia ao secretário municipal de Saúde e Saneamento, Marciano José Cé, e à secretária municipal de Assistência Social, Cátia Rossato.
CENTRO - Fundado há nove anos, o Centro de Convivência tem 1,3 mil idosos cadastrados, sendo que a metade participa ativamente do clube. No local, são oferecidas atividades como musculação, artesanato, hidroginástica, dança e jogos.